novembro 02, 2007

Nuit et la bohèmie...

Antes de mais nada, dedico este texto à C. {...}

"Os bares se constituem como um bom negócio para os proprietários, trabalho para os garçons, refúgio ideal para os boêmios. Os bares são lugares especiais para tudo que há na vida para se comemorar, é um espaço democrático onde tudo é possível falar, prometer, acordar, jurar, mas que também permite, nada se levar a sério, negando ou contradizendo tudo que foi dito e acordado no dia anterior. Servem para alegrar, disfarçar o tédio, dissimular o sentimento ou aprofundar as mágoas de muita gente. Setor obrigatório em qualquer clube, hotel ou zona boêmia de qualquer cidade.


[...]

Lugares de encontros e desencontros, de alegria e de tristeza, onde é possível estabelecer conexões de sujeitos sociais diversos que protagonizam a noite. Entre a primeira dose e a saideira, transcorrem conversas sadias, amistosas ou confidenciais, amarguradas, decorrentes de um negócio mal sucedido, uma paixão não correspondida ou um romance fracassado.

[...]

Para os pudicos, o bar é visto como um lugar marginal; para os freqüentadores, um lugar liberal, um espaço democrático, onde anda o rico e o pobre, o negro e o branco, o jovem e o idoso, o bebedor de cachaça e o degustador de whisky importado. Os bares estão distribuídos pela cidade e a noite é a inspiração de quem os freqüenta."

Cartografias do Prazer: Boemia e Prostituição em Teresina (2006) - Bernardo Pereira de Sá Filho


"Dissertação apresentada ao Programa e Pós-Graduação
em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí
como requisito parcial para obtenção do título de mestre
em História do Brasil, sob a orientação da Profª Drª
Claudete Maria Miranda Dias"

Não sei se a divulgação disso é ilegal... mas eu não resisti!
Botei fé!!!

{>.<}

Lembrando de momentos passados e futuros, com e/ou sem C. [ainda mostrar-te-ei toda a dissertação, digo, se minha memória deixar...],


Zero Trëis O>

2 comentários:

Anônimo disse...

urHUUU!\o/
o mundo ta precizando de + pessoas como esse kra!
e nise...o nosso encontro ta marcado a longo prazo em algum bar da vida!

Anônimo disse...

Conheço o Bernardo! Li a dissertação! E meu trabalho final foi sobre prostituição também!!


Mais alguma coincidência!!

Se cuida, minha moça doce!

Bejos